KELDER, Peter. A Fonte da Juventude. Trad. De Evelyn Kay Massaro. São Paulo, Best Seller, 2002.
SIEGEL, Bernie e outros. A FONTE DA JUVENTUDE LIVRO 2, um complemento ao livro de Peter Kelder. Trad. de Luiz Al Oliveira de Araújo. São Paulo, Best Seller, 2002.
. O livro “A Fonte da Juventude”, de Peter Kelder, centra essencialmente em 5(cinco) ritos tibetanos que asseguram a persistência da juventude do praticante e, ainda que idosos, recupere a vitalidade e até a cor escura de seus cabelos.
. Relata sobre um idoso aparentando quase setenta anos, calvo e grisalho, de ombros caídos e apoiando em uma bengala, a quem ele para efeito de relato nominou de Coronel Bradford. Que se diversas aventuras e viagens, acabou por declarar que um grupo de lamas ou sacerdotes possuíam o segredo da Fonte da Juventude, o Coronel se mostrava crédulo da existência de tal milagroso segredo. E, que ele decidira voltar á India em busca mosteiro onde estava o segredo. Tendo chamado Kelder para acompanhá-lo, cético Kelder negou, apesar de alguma tentação em ir. mas o Coronel partiu só.
. Mais de 3 anos se passara, eis que Kelder recebeu uma carta do Coronel Bradford, onde este comunicava que estava prestes a encontrar a Fonte da Juventude. Mais meses aconteceram, eis que recebeu outra carta onde o coronel informava que encontrara o segredo da Fonte da Juventude e que a traria, em dois meses, para os Estados Unidos.
. Quatro anos após a saída de Bradford, certa noite, Kelder foi comunicado pelo interfone que o Coronel Bradford estava aguardando na portaria para subir. Autorizou que subisse. Logo, a campanhia tocou, abriu a porta e defrontou com um homem de aparência muito mais jovem. do que esperava E, disse “Pensei que fosse outra pessoa!”. O visitante disse: "Olhe para meu rosto,.Será que preciso me apresentar?.
. A aparência não era estranha, foi notando que os traços do Coronel ali estavam, mas tinha o rosto firme e cabelos fartos e escuros, com alguns fios brancos. “Sou eu mesmo”, afirmou o Coronel.
. O Coronel Bradford contou que estivera, depois de muitas buscas, no Himalaia, encontrou um mosteiro onde segundo a lenda guardava o segredo da juventude perene, onde não havia idosos entre homens e mulheres.
. Ele explicou que “A primeira coisa importante que me ensinaram quando entrei para o mosteiro foi de que o corpo tem sete centros de energia, que poderiam ser chamados de vórtices. Os hindus os denomina chacras. Trata-se de poderesos campos elétricos, invisíveis ao olho humano, mas cuja existência é indiscutível. Cada um destes vórtices centra-se em uma das setes glândulas do sistema endócrino e estimula a produção de hormônio. São esses hormônios que regulam todas as funções corporais, incluindo o processo de envelhecimento".
. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma velocidade, permitindo que a energia vital, também chamada “prana” ou energia “etérica”, flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas, se um ou mais desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia vital fica inibido ou bloqueado – e disso resulta o envelhecimento ou doença.”
. “... O modo mais rápido de se recuperar a saúde, vitalidade e juventude é fazer esses centros de energia voltarem a girar normalmente. Existem cinco exercícios simples para tal finalidade.”
São estes exercícios que são apresentados nos vídeos acima.
. O livro não aborda unicamente estes exercícios para assegurar a juventude, refere, também: 1) A VOZ. Recomenda a reduação do rítmo, sempre que estiver falando mais fino do que antes. Como exercício, inclusive a proferir o som “OM’ e MINNN em tom grave; 2) POSTURA: endireite-a, com posição ereta, peito para fora, encolhimento do queixo e cabeça erguida. 3) ANDAR: andar sem arrastar os pés e direcionado ao destino. 4) ALIMENTAÇÃO: alimentação adequada sem conflito e com mastigação completa. Os lamas recomendam que não se consuma pari passu alimentos que conflitem no estômago. Por exemplo, proteína e amido, são incompatíveis, assim ovos e queijo provocam reação química que pode resultar gases e desconforto físico, contribuindo para uma vida mais curta e de menor qualidade de vida. (Sobre a incompatibilidade é bom ler a obra a Fonte da Juventude em suas duas obras, dado que foi publicado também o segundo volume, onde inclusive há o quadro das compatibilidades e conflitos.
. Para melhor compreensão, sugerimos a leitura das duas obras citadas acima.
RESENHA DE HUDSON CUNHA
. Para melhor compreensão, sugerimos a leitura das duas obras citadas acima.
RESENHA DE HUDSON CUNHA