English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

LEITE DE VACA E CÂNCER DE MAMA

                              por Hudson Cunha 


                             A professora JANE PLANT - PhD, geoquímica e chefe cientifica da British Geografical Survey –  contraira o câncer de mama desde 1987, estava no 5º tumor, após a ser submetida à amputação da mamária e à quimioterapia sem sucesso; em 1993, resolveu estudar as causas de sua doença e romper com o tratamento tradicional do câncer de mama, que normalmente no Reino Unido ataca mulheres entre 40 e 55 anos.

                               Eis que, este quinto tumor mamário, já atingira seu sistema linfático,  Jane Plant estava desenganada pelos médicos, que lhe davam cerca de 3 meses de sobrevida; quando,   ela, sendo uma cientista  geoquímica, resolveu usar seus conhecimentos de metodologia científica e  analisou  coreanas e chinesas.  Viu que era praticamente irrisória a taxa destas mulheres atingidas por câncer de mama, 1/10000, enquanto no Reino Unido é de 12/10000. E que,  este pequeno número de chinesas atingido era de moradoras de bairros ocidentalizados.  Notou ainda que,  na China, também era irrisório o número dos homens  com tumores prostáticos. E, pari passu, constatou que é  inexpressivo o consumo de lácteos na China e Coréia.
                               Resolveu, então, adotar dieta similar a original dos chineses, suprimindo todos lácteos, incluindo no regime a retirada,  também, derivados do leite e  todos os alimentos que contém algo de leite, como sopas, biscoitos, pastéis, margarinas, sorvetes,  entre outros.
                               Em somente alguns dias, os resultados se evidenciaram, o tumor começou a encolher. E, duas semanas depois, após a 2ª sessão de quimioterapia, mingou. Seis semanas depois o tumor desapareceu.
                               - Não o encontro! Foi a afirmação do oncologista do Charing Cross, bem surpreso, pois já diagnosticara dois meses antes, que o sistema linfático fora invadido. Eis que, superado seu ceticismo inicial, este oncologista passou a recomendar a seus pacientes uma dieta sem lácteos.
                              Jane Plant – com a troca de experiência imediata, contribuiu e manteve contato com 60 mulheres que se curaram do câncer de mama -  então, ela  formulou uma comparação que “a relação dos produtos lácteos e o câncer de mama é similar a do tabaco com o câncer do pulmão”. E, conclui que “o leite de vaca é um perfeito alimento para o crescimento rápido do bezerro”.


                               E, Jane Plant recomenda que, os humanos devem ser  seletivamente vegetarianos. Costuma, ainda,  afirmar que "Eu não escolhi estudar o câncer de mama; ele que me escolheu".
                               Esta experiência de JANE PLANT está retratada, detalhadamente, em seu livro “Your Life in Your Hands: understing, preventing and overcoming Breast Cancer.” (A Sua Vida em Suas Mãos: entendendo, prevenindo e superando o câncer de mama), posteriormente, em edições mais recentes, acrescentou o 'and ovarian cancer"= e o câncer do ovário. Na obra,  apreenta sua autobiografia com a doença,  detalhada crítica da análise do processo canceringêneo, e, também, recomenda dietas adequadas para quem quer se prevenir ou superar o câncer de mama.

  .                            E  este seu primeiro livro é pioneiro e serviu de referência para pesquisas posteriores de outros cientistas que constataram a relação entre o consumo de lácteo com  o câncer de prostata e do ovário, e, inclusive, com outros processos inflamatórios ou de existência de tumores.

                           Após este livro JANE PLANT, ainda, escreveu outros livros, com recomendações de dietas especiais e  preventivas para doenças,  como osteoporose. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário