English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

INCA ALERTA: HÁBITOS ALIMENTARES ESTÃO RELACIONADOS COM CÂNCER, SUA PREVENÇÃO OU CURA.



                No site do INCA - Instituto Nacional do Câncer, há uma abordagem de hábitos alimentares e de como se prevenir em relação ao câncer.  Observa que há componentes alimentícios associados com o desenvolvimento do câncer de mama, cólon, próstata, esófago e estomâgo,... e, ainda, sugere a dieta ideal.
                 Diz que se deve evitar ou ingerir com moderação, por serem cancerígenos, alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadelas, dentre outros.
                Acusa que nitritos e nitratos, usados como conservantes de alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, se transformam em nitrosaminas no estômago, sendo que estas têm ação carcinogênica potente.
              Detalha como defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida.
            Observa que os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago.
             Acusa ainda que ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago e coloretal.

               Observa que a alimentação pobre em fibras, com altos teores de gorduras e altos níveis calóricos (hambúrguer, batata frita, bacon etc.), está relacionada a um maior risco para o desenvolvimento de câncer de cólon e de reto.
                E a ingestão de gordura pode alterar os níveis de hormônio no sangue, aumentando o risco do cancer de mama e próstata.
                Dieta rica em gordura, principalmente a saturada, com um maior risco de se desenvolver esses tipos de câncer.

              Alerta que atenção especial deve ser dada aos grãos e cereais. Se armazenados em locais inadequados e úmidos, esses alimentos podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, o qual produz a aflatoxina, substância cancerígena. Essa toxina está relacionada ao desenvolvimento de câncer de fígado.
                aborda a necessidade do consumo de fibras (organizadora do organismo) , de verduras, frutas,  legumes e cereais integrais contêm nutrientes que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os carcinógenos e ,também,  podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese, como diminuem riscos da doença.
                E, é melhor ler a matéria toda que está no site do INCA no seguinte endereçoCLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário