Hudson Cunha
Empresários - sem analisar cientificamente o motivo da quarentena, com a lente obtusa e submissa à presidencial, muitos - convocam manifestações e protestos, seja pelas redes, ou, através de buzinaços e de aglomerações.
E dão continuidade ao falso dilema, economia ou quarentena.
O confinamento que se mostra necessário para que se salve vidas com o acompanhamento da progressão da contaminação de acordo a capacidade de atendimentos do sistema de saúde.
É medida temporária, em dado momento, até os idosos terão que se colocar à prova.
No caso brasileiro, ainda, falta o aparelhamento suficiente. Então, muitos necessitarão de recorrer ao sistema de saúde.
O governo federal, ao mesmo tempo que profere impropérios contra o confinamento, pouco tem feito para melhorar esta estrutura de atendimento, nem mesmo "kits" de exame para confirmação da contaminação.
Inclusive autoridade federal agiu com "peti" quando o Secretário de Estado reclamou a não entrega de respiradores ao Estado da Bahia, como prometido.
O que se precisa é de tranquilidade e de iniciativas, conscientes de que o confinamento é temporário e de que quanto mais o governo ficar tímido, reter recursos e discriminar, tratar com discriminação em medidas de apoio aos sistemas de saúde, aos trabalhadores, aos empresários, mais demorado será o período de confinamento.
Necessário se faz urgencia no aparelhamento permanente do serviço de saúde, uma pandemia tem sua ocorrência de pico e consequentemente, logo após, por estendido periodo, a sua continuidade, afetando os ainda não contaminados, visto que ainda não há vacina. DAI teremos que ter um sistema de saúde eficaz, é agora!.
ResponderExcluir